ESTUDO DE CASO

Como a Contraktor Aumentou a Produtividade e Fechou mais Vendas com a Função de Agendamento de Reuniões

Com Rafael Salomão, Gerente de Vendas e Sucesso do Cliente - Contraktor

21%

Aumento na Taxa de Vendas

7953

Leads Gerados com a Leadster

49

Reuniões Agendadas em 3 Meses

Segmento

B2B

Tamanho

Startup

Foco

Otimizar a pré-venda

Funcionalidade preferida

Agendamento de Reuniões

A geração de leads ainda é um desafio para muitas empresas B2B.

Mas, além disso, transformar esses leads em oportunidades, marcar uma reunião e dar continuidade ao processo comercial de forma geral é um processo ainda mais trabalhoso em muitas organizações.

Na Contraktor, startup de assinatura digital e gestão de contratos e documentos, não era diferente. Todos esses desafios de pré-venda faziam parte do cotidiano do time comercial e de seu líder, Rafael Salomão, Gerente de Vendas e Sucesso do Cliente da empresa.

Por isso, depois de já utilizarem a plataforma da Leadster para geração de leads durante algum tempo, eles resolveram dar um passo a mais e testar agora uma nova funcionalidade: a de Agendamento de Reuniões.

Os resultados chegaram ainda durante o mês de teste. E a equipe solicitou a contratação definitiva da nova funcionalidade. Conheça a história da Contraktor e entenda os desafios, testes e estratégias que levaram Rafael e sua equipe até essa decisão.

O que vamos ver nesse case:

  1. Conheça a Contraktor
  2. Qual era o cenário?
  3. Como foi o processo de testes da ferramenta
  4. Como foi o processo de implementação
  5. Por Dentro da Estratégia
  6. E os resultados?
  7. Como criar um bot de geração de leads e ativar o Agendamento de Reuniões

Conheça a Contraktor

Fundada em 2017, a Contraktor surgiu do inconformismo de seus fundadores com a estrutura burocrática enraizada no Brasil. Determinados a transformá-la, criaram uma solução tecnológica que combina a assinatura de documentos com a gestão fácil de contratos.

Desde então, já são mais de 200 mil usuários assinando pela ferramenta, com um time cada vez maior, que conheceremos hoje a partir da figura e dos desafios diários de Rafael Salomão, Gerente de Vendas e Sucesso do Cliente da empresa.

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Contraktor e Leadster

Cliente Leadster desde agosto de 2021, a Contraktor já utilizava as estratégias do nosso chatbot para geração de leads há algum tempo.

Para eles, o principal diferencial da Leadster é o formato dinâmico e proativo do chatbot. Diferente de um formulário estático, para a pessoa que está preenchendo, são só algumas perguntas às quais ela está respondendo em uma conversa. Essa mudança torna o processo de captação de leads mais amigável e convidativo.

Rafael Salomão descreve a Leadster como um chatbot que “ajuda a converter e trazer mais produtividade para a área de pré-vendas, principalmente”.

E otimizar essa produtividade na área de pré-vendas seria justamente um dos próximos passos da Contraktor.

“[A área de pré-vendas] é um desafio, sempre é difícil falar [com o lead], mesmo que no nosso caso os leads estejam levantando a mão, pedindo para serem abordados, mesmo assim é difícil, e quanto mais demoramos para falar com ele, pior”, explica Rafael.

Diante disso, a empresa resolveu testar uma das mais novas funcionalidades lançadas pela Leadster: o Agendamento de Reuniões.

“O que chamou atenção no ínicio, na Leadster, foi o formato do chat, que tem essa abordagem proativa, sugerindo que a pessoa comece o fluxo. A gente sabe que nem sempre a pessoa vai direto para um preenchimento de dados, então vejo isso como uma coisa muito positiva, esse formato mais dinâmico”.

Rafael Salomão

Gerente de Vendas e Sucesso do Cliente

Como foi o Processo de Testes

O Agendamento de Reuniões nada mais é que uma funcionalidade que permite que o visitante do seu site, após passar por perguntas de qualificação, escolha uma determinada data e hora na agenda do seu time comercial diretamente pelo chat da Leadster, agilizando o processo de vendas.

Diante dessa proposta de valor, a equipe da Contraktor resolveu testar a funcionalidade para ver se de fato nossa ferramenta entregaria esse resultado.

“Fiz uma análise olhando para os 30 dias antes e depois de fazermos o teste com a funcionalidade. E o resultado geral com a ferramenta rodando foi realmente melhor”, conta o gerente de vendas Rafael Salomão.

Antes do teste da funcionalidade

período de 30 dias

Nº de leads

Nº de agendamentos

Taxa de Conversão

Resultados

19

9

47,37%

1 perdido

8 em aberto

Depois do teste da funcionalidade

período de 30 dias

Nº de leads

Nº de agendamentos

Taxa de Conversão

Resultados

21 (↑ 10,53%)

12 (↑ 25%)

57,14% (↑ 21%)

11 em aberto

1 venda

dados fornecidos pelo cliente, Rafael Salomão

Para comprovar ainda mais o resultado, eles decidiram fazer uma comparação entre os leads que optaram por agendar uma reunião diretamente pela Leadster e aqueles que seguiram até o final do fluxo sem agendar um horário, sendo abordados proativamente pelo time de pré-vendas nos dias seguintes.

“Percebemos que o número de conversão daqueles que optaram por agendar um horário foi muito maior do que aqueles que optaram por não agendar”. .

Rafael entende que isso pode ser explicado por diversos fatores: os visitantes que já agendaram uma reunião poderiam ter maior urgência para contratar, por exemplo. Mas, no geral, ele destaca que notou uma melhoria da experiência dos leads e que seu time teve muito trabalho poupado.

O SDR tem várias atividades na cadência para conseguir falar com essa pessoa, então existem várias tentativas de ligações que às vezes não eram assertivas e no final foi muito positivo. Em resumo, o teste foi esse”, diz Rafael Salomão.

Não usaram o agendamento de reunião pelo chat

período de 30 dias

Nº de leads

Nº de agendamentos

Taxa de Conversão

Resultados

9

4

44,44%

4 em aberto

Usaram o agendamento de reunião

período de 30 dias

Nº de leads

Nº de agendamentos

Taxa de Conversão

Resultados

12 (↑ 25%)

8 (↑ 100%)

66,67% (↑ 21%)

7 em aberto

1 venda

dados fornecidos pelo cliente, Rafael Salomão

Teste o Agendamento de Reuniões da Leadster

“Às vezes a gente demorava 3, 4 dias para falar com lead após ele levantar a mão, agora é mais rápido, no mesmo dia ou, no máximo, no dia seguinte”.

Rafael Salomão

Gerente de Vendas e Sucesso do Cliente

O cenário depois da Leadster

21%

Aumento na Conversão

7953

Leads Gerados com a Leadster

49

Reuniões Agendadas em 3 Meses

Por Dentro da Estratégia

Rafael e sua equipe perceberam quatro principais resultados após o teste:

  1. Aumento de produtividade do time;
  2. Aumento da conversão a partir da melhoria da experiência e redução da fricção;
  3. Redução do ciclo de vendas e
  4. Baixo no show (pessoas ausentes nas reuniões).

Sobre o último ponto, Rafael atribui à sua estratégia de linguagem no chat: além de amigável, ele buscou ser bastante claro sobre qual seria o assunto da reunião, para que o lead não se frustrasse no momento da mesma.

“A gente tentou usar uma linguagem mais amigável, [e de forma que] a pessoa conseguisse entender também do que se trata. Deixamos claro que era uma opção agendar ou não, de qualquer forma alguém ia entrar em contato com ela. Foi mais nessa linha que pensamos a comunicação”, conta Rafael.

Além disso, outra estratégia usada é que não são todas as pessoas que entram no fluxo que são encaminhadas diretamente para o agendamento, há uma pré-qualificação.

“Tem uma qualificação, porque a gente tem dois produtos diferentes, tem um produto que é muito mais tech touch, que daí acaba não passando para o fluxo comercial, nós direcionamos a pessoa para outras páginas”, fala o Gerente de Vendas e Sucesso do Cliente.

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"Acho que o principal resultado foi a produtividade. Estamos até conseguindo dar mais tempo para outros projetos que estamos trabalhando"

Rafael Salomão

Gerente de Vendas e Sucesso do Cliente

E os Resultados?

Hoje, graças aos resultados da nova funcionalidade, a equipe de Rafael está conseguindo ter mais tempo para focar em outros projetos grandes, como outbound marketing, para os quais antes não conseguiam dar foco.

“[...] facilitando as rotinas, acaba sobrando mais tempo para focarmos nesses outros projetos. Por isso, eu acho que [a ferramenta da Leadster] trouxe mais produtividade para a nossa rotina de trabalho”, ele explica.

Assim, diante dessa otimização, a equipe foi quem pediu pela contratação, após o período de teste gratuito.

“Sentamos e conversamos. E a primeira pessoa que trouxe um “vamos contratar” foi uma pessoa da equipe, que estava ali no operacional. Porque [...] teve muito essa parte da produtividade, a SDR conseguiu fazer mais coisas, organizar melhor a rotina, as coisas não eram mais tão “surpresa”, quando você não sabia quando ia falar com o lead… e isso trouxe mais organização, previsibilidade”, diz Rafael Salomão.

"Eu, com o meu lado mais CS, vejo mais a experiência do lead, é um recurso que realmente ele ajuda bastante. Mas também ajuda nosso processo demais, acho que por isso a equipe foi a primeira a levantar a mão para contratar essa função de Agendamento de Reuniões."

Rafael Salomão

Gerente de Vendas e Sucesso do Cliente

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Configure sua conta de acordo com seu objetivo e segmento. Além disso, você pode personalizar seu assistente como quiser.

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Finalize seu primeiro fluxo, escolhendo as páginas onde seu chat será exibido, quais as perguntas e para onde irão os leads gerados.

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