Com Rafael Salomão, Gerente de Vendas e Sucesso do Cliente - Contraktor
Aumento na Taxa de Vendas
Leads Gerados com a Leadster
Reuniões Agendadas em 3 Meses
B2B
Startup
Otimizar a pré-venda
Agendamento de Reuniões
A geração de leads ainda é um desafio para muitas empresas B2B.
Mas, além disso, transformar esses leads em oportunidades, marcar uma reunião e dar continuidade ao processo comercial de forma geral é um processo ainda mais trabalhoso em muitas organizações.
Na Contraktor, startup de assinatura digital e gestão de contratos e documentos, não era diferente. Todos esses desafios de pré-venda faziam parte do cotidiano do time comercial e de seu líder, Rafael Salomão, Gerente de Vendas e Sucesso do Cliente da empresa.
Por isso, depois de já utilizarem a plataforma da Leadster para geração de leads durante algum tempo, eles resolveram dar um passo a mais e testar agora uma nova funcionalidade: a de Agendamento de Reuniões.
Os resultados chegaram ainda durante o mês de teste. E a equipe solicitou a contratação definitiva da nova funcionalidade. Conheça a história da Contraktor e entenda os desafios, testes e estratégias que levaram Rafael e sua equipe até essa decisão.
O que vamos ver nesse case:
Fundada em 2017, a Contraktor surgiu do inconformismo de seus fundadores com a estrutura burocrática enraizada no Brasil. Determinados a transformá-la, criaram uma solução tecnológica que combina a assinatura de documentos com a gestão fácil de contratos.
Desde então, já são mais de 200 mil usuários assinando pela ferramenta, com um time cada vez maior, que conheceremos hoje a partir da figura e dos desafios diários de Rafael Salomão, Gerente de Vendas e Sucesso do Cliente da empresa.
anos de mercado
clientes atendidos
Teste o Agendamento de Reuniões da Leadster
Aumente sua geração de leads e comece a quailificá-los automaticamente.
Não é necessário cartão de crédito
Cliente Leadster desde agosto de 2021, a Contraktor já utilizava as estratégias do nosso chatbot para geração de leads há algum tempo.
Para eles, o principal diferencial da Leadster é o formato dinâmico e proativo do chatbot. Diferente de um formulário estático, para a pessoa que está preenchendo, são só algumas perguntas às quais ela está respondendo em uma conversa. Essa mudança torna o processo de captação de leads mais amigável e convidativo.
Rafael Salomão descreve a Leadster como um chatbot que “ajuda a converter e trazer mais produtividade para a área de pré-vendas, principalmente”.
E otimizar essa produtividade na área de pré-vendas seria justamente um dos próximos passos da Contraktor.
“[A área de pré-vendas] é um desafio, sempre é difícil falar [com o lead], mesmo que no nosso caso os leads estejam levantando a mão, pedindo para serem abordados, mesmo assim é difícil, e quanto mais demoramos para falar com ele, pior”, explica Rafael.
Diante disso, a empresa resolveu testar uma das mais novas funcionalidades lançadas pela Leadster: o Agendamento de Reuniões.
“O que chamou atenção no ínicio, na Leadster, foi o formato do chat, que tem essa abordagem proativa, sugerindo que a pessoa comece o fluxo. A gente sabe que nem sempre a pessoa vai direto para um preenchimento de dados, então vejo isso como uma coisa muito positiva, esse formato mais dinâmico”.
Rafael Salomão
Gerente de Vendas e Sucesso do Cliente
O Agendamento de Reuniões nada mais é que uma funcionalidade que permite que o visitante do seu site, após passar por perguntas de qualificação, escolha uma determinada data e hora na agenda do seu time comercial diretamente pelo chat da Leadster, agilizando o processo de vendas.
Diante dessa proposta de valor, a equipe da Contraktor resolveu testar a funcionalidade para ver se de fato nossa ferramenta entregaria esse resultado.
“Fiz uma análise olhando para os 30 dias antes e depois de fazermos o teste com a funcionalidade. E o resultado geral com a ferramenta rodando foi realmente melhor”, conta o gerente de vendas Rafael Salomão.
período de 30 dias
Nº de leads
Nº de agendamentos
Taxa de Conversão
Resultados
19
9
47,37%
1 perdido
8 em aberto
período de 30 dias
Nº de leads
Nº de agendamentos
Taxa de Conversão
Resultados
21 (↑ 10,53%)
12 (↑ 25%)
57,14% (↑ 21%)
11 em aberto
1 venda
dados fornecidos pelo cliente, Rafael Salomão
Para comprovar ainda mais o resultado, eles decidiram fazer uma comparação entre os leads que optaram por agendar uma reunião diretamente pela Leadster e aqueles que seguiram até o final do fluxo sem agendar um horário, sendo abordados proativamente pelo time de pré-vendas nos dias seguintes.
“Percebemos que o número de conversão daqueles que optaram por agendar um horário foi muito maior do que aqueles que optaram por não agendar”. .
Rafael entende que isso pode ser explicado por diversos fatores: os visitantes que já agendaram uma reunião poderiam ter maior urgência para contratar, por exemplo. Mas, no geral, ele destaca que notou uma melhoria da experiência dos leads e que seu time teve muito trabalho poupado.
“O SDR tem várias atividades na cadência para conseguir falar com essa pessoa, então existem várias tentativas de ligações que às vezes não eram assertivas e no final foi muito positivo. Em resumo, o teste foi esse”, diz Rafael Salomão.
período de 30 dias
Nº de leads
Nº de agendamentos
Taxa de Conversão
Resultados
9
4
44,44%
4 em aberto
período de 30 dias
Nº de leads
Nº de agendamentos
Taxa de Conversão
Resultados
12 (↑ 25%)
8 (↑ 100%)
66,67% (↑ 21%)
7 em aberto
1 venda
dados fornecidos pelo cliente, Rafael Salomão
Teste o Agendamento de Reuniões da Leadster
“Às vezes a gente demorava 3, 4 dias para falar com lead após ele levantar a mão, agora é mais rápido, no mesmo dia ou, no máximo, no dia seguinte”.
Rafael Salomão
Gerente de Vendas e Sucesso do Cliente
O cenário depois da Leadster
Aumento na Conversão
Leads Gerados com a Leadster
Reuniões Agendadas em 3 Meses
Rafael e sua equipe perceberam quatro principais resultados após o teste:
Sobre o último ponto, Rafael atribui à sua estratégia de linguagem no chat: além de amigável, ele buscou ser bastante claro sobre qual seria o assunto da reunião, para que o lead não se frustrasse no momento da mesma.
“A gente tentou usar uma linguagem mais amigável, [e de forma que] a pessoa conseguisse entender também do que se trata. Deixamos claro que era uma opção agendar ou não, de qualquer forma alguém ia entrar em contato com ela. Foi mais nessa linha que pensamos a comunicação”, conta Rafael.
Além disso, outra estratégia usada é que não são todas as pessoas que entram no fluxo que são encaminhadas diretamente para o agendamento, há uma pré-qualificação.
“Tem uma qualificação, porque a gente tem dois produtos diferentes, tem um produto que é muito mais tech touch, que daí acaba não passando para o fluxo comercial, nós direcionamos a pessoa para outras páginas”, fala o Gerente de Vendas e Sucesso do Cliente.
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"Acho que o principal resultado foi a produtividade. Estamos até conseguindo dar mais tempo para outros projetos que estamos trabalhando"
Rafael Salomão
Gerente de Vendas e Sucesso do Cliente
Hoje, graças aos resultados da nova funcionalidade, a equipe de Rafael está conseguindo ter mais tempo para focar em outros projetos grandes, como outbound marketing, para os quais antes não conseguiam dar foco.
“[...] facilitando as rotinas, acaba sobrando mais tempo para focarmos nesses outros projetos. Por isso, eu acho que [a ferramenta da Leadster] trouxe mais produtividade para a nossa rotina de trabalho”, ele explica.
Assim, diante dessa otimização, a equipe foi quem pediu pela contratação, após o período de teste gratuito.
“Sentamos e conversamos. E a primeira pessoa que trouxe um “vamos contratar” foi uma pessoa da equipe, que estava ali no operacional. Porque [...] teve muito essa parte da produtividade, a SDR conseguiu fazer mais coisas, organizar melhor a rotina, as coisas não eram mais tão “surpresa”, quando você não sabia quando ia falar com o lead… e isso trouxe mais organização, previsibilidade”, diz Rafael Salomão.
"Eu, com o meu lado mais CS, vejo mais a experiência do lead, é um recurso que realmente ele ajuda bastante. Mas também ajuda nosso processo demais, acho que por isso a equipe foi a primeira a levantar a mão para contratar essa função de Agendamento de Reuniões."
Rafael Salomão
Gerente de Vendas e Sucesso do Cliente
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