ESTUDO DE CASO

Como a agência Lamp melhorou os resultados da Log10 com um investimento em mídia 62,5% menor.

Com Rodrigo Mesquita, Consultor de Marketing na Agência Lamp

167%

Aumento em Conversão

70%

Redução no Custo/Lead

62,5%

Redução de investimento com resultados superiores

Segmento

Logística

Tamanho

PMEs

Foco

Qualificação de Leads

Funcionalidade preferida

Condicionais

Em junho de 2021, quando a agência Lamp assumiu a frente de marketing da Log10, a empresa de logística, que atua principalmente atendendo empresas da área médica, se encontrava num momento relativamente positivo.

Isso porque, atuando numa área que sentiu pouco os efeitos da pandemia, havia uma demanda constante e considerável por seus serviços. E, além disso, os resultados apontavam para boas taxas de conversão. Então o desafio era: como melhorar os resultados de algo que, de certa forma, já está funcionando?

Acontece que mesmo nesse cenário, Rodrigo se deparou com algo que o assustou: os pedidos de orçamentos eram feitos por meio de um formulário de 16 campos. Coincidentemente, foi nesse mesmo período que a Agência Lamp conheceu a Leadster.

O que vamos ver nesse case:

  1. Conheça a Log10
  2. Qual era o cenário
  3. Como a Agência Lamp conheceu a Leadster
  4. Como foi o processo de implementação
  5. Por Dentro da Estratégia
  6. Conheça a agência Lamp
  7. Como criar um bot de geração de Leads

Conheça a Log10

A Log10 atua desde 2006 na área de logística, trabalhando majoritariamente no segmento B2B no transporte de milhares de encomendas em todo o Brasil. A empresa situa-se em São Paulo/SP e em Curitiba/PR, atendendo clientes sobretudo nessas cidades e regiões metropolitanas.

Em 2011 a empresa concluiu os preparativos e habilitou-se a trabalhar com logística médica, podendo desde então transportar e armazenar os principais produtos da área da saúde, tais como equipamentos e instrumentos médicos e hospitalares, insumos farmacêuticos, cosméticos, materiais de higiene e correlatos. Hoje esse é o principal serviço prestado pela Log10.

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“Quando nós vimos a Log e as formas de conversão e o que chamou principalmente a nossa atenção, foi um formulário que eles tinham para contato, que era extremamente, extremamente extenso. Eu até me assustei”.

Rodrigo Mesquita

Consultor de Marketing, Lamp

O cenário antes da Leadster

(Abr 2021 - Jun 2021)

8,45%

Taxa de Conversão

R$ 40,51

Custo por Lead

Qual era o cenário?

Quando a Lamp começou a trabalhar com a Log10, a empresa recebia um volume significativo de Leads vindo das campanhas. Tais leads eram convertidos através do formulário ou de um botão do WhatsApp que ficava disponível em horário comercial.

Apesar disso, quando os leads convertiam no formulário, a empresa os recebia no e-mail e precisava qualificar manualmente um a um. Já no caso da conversão pelo botão do WhatsApp, o lead era encaminhado para o contato com a equipe comercial que precisava colher as informações e também qualificar um a um.

Em ambos os casos a equipe precisava despender bastante tempo entre qualificar e responder esses leads que, muitas vezes, quando recebiam o orçamento já estavam frios devido ao tempo de espera. Rodrigo aponta que nessa área, de logística médica, são comuns solicitações que requerem atendimento imediato, portanto o tempo é um ativo importante nesse processo.

Além disso, havia uma grande dificuldade em se ter métricas confiáveis a respeito das conversões. Isso porque quando o lead convertia no WhatsApp, não se sabia se de fato ele havia iniciado uma conversa, ou se só estava tirando uma dúvida, por exemplo. Isso porque não havia nenhuma forma de pré-qualificação desses leads.

“Então, você quer que algo ali, um pouco mais imediato, a gente tem hoje em dia que entender essa necessidade e achar uma forma de entender essa questão de ser super instantâneo com as coisas. Porque as pessoas hoje gostam de coisas super rápidas.”.

Rodrigo Mesquita

Consultor de Marketing, Lamp

Como a Lamp Conheceu a Leadster

A Lamp conheceu a Leadster em meados de junho de 2021, coincidentemente no mesmo período que assumiu a frente de marketing da Log10. Um consultor conheceu a Leadster e percebeu na ferramenta a possibilidade de trazer uma solução para alguns problemas de clientes que a agência já possuía.

A agência então ativou a Leadster em alguns de seus clientes e, tendo se deparado com o cenário que apresentamos, entendeu que a Leadster poderia ser uma ferramenta bastante estratégica nesse cliente.

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"Foi bem interessante porque foi mais ou menos ali na época que a gente conheceu a Log também. A gente, na época, trabalhava com o agente Willy e ele veio com a ideia, não sei se foi impactado ou algumas pesquisas que ele fez, ele trouxe para a gente a sugestão de utilizar e a gente já começou a utilizar com alguns outros clientes."

Rodrigo Mesquita

Consultor de Marketing, Lamp

Como foi o processo de implementação

A agência criou a conta para o cliente e começou a explorar as possibilidades dentro da ferramenta. Eles tomaram a decisão de montar os fluxos antes de implementar, para poder apresentar tais fluxos e colher opiniões e percepções do cliente.

Após apresentarem e cocriarem tais fluxos com a cliente, a agência seguiu os passos na parte logada da plataforma e implementou no site da Log10 usando o Google Tag Manager.

"Basicamente o foco de conversão é totalmente realmente na Leadster, porque a gente consegue deixar um fluxo bem mais assertivo, com informações bem mais diretas, algo que chegue bem mais rápido para o pessoal do comercial."

Rodrigo Mesquita

Consultor de Marketing, Lamp

O cenário depois da Leadster

167%

Aumento na Conversão

70%

Redução de Custo por Lead

de R$40,51 para R$12,19

62,5%

Redução do investimento em mídia

Por Dentro da Estratégia

O Primeiro passo foi criar fluxos personalizados para cada umas das páginas, já que a empresa trabalha com campanhas específicas para cada uma delas, conforme o tipo de serviço buscado (frete aéreo, transporte rodoviário, aduaneiro, motoboy, etc). Depois disso, devido à plataforma intuitiva, os clientes por vontade própria passaram a criar os fluxos.

Além disso, junto à equipe comercial, a agência simplificou as perguntas que eram feitas ao visitante, simplificando todo o processo de qualificação e o envio dessas informações à equipe comercial.

Então, diminuindo as perguntas, ficou mais fácil, rápido e atrativo para os visitantes responderem às perguntas. A agência viu nisso a oportunidade de acompanhar as respostas, principalmente de perguntas abertas, para entender alguns termos utilizados e não utilizados pelos usuários e otimizar as campanhas desenvolvidas.

Dessa forma, a agência conseguiu atuar diretamente em cima dos termos utilizados, fazendo trocas, substituições e negativações de termos.

Além da criação de fluxos por páginas, a utilização de chamadas inteligentes que abordam ativamente o usuário também foi apontada por Rodrigo como bastante relevante na estratégia, sendo a conversa mais atrativa para o visitante e, portanto, influenciando diretamente na taxa de conversão.

Por meio das respostas às perguntas abertas, a agência notou até mesmo um comportamento bastante interessante. As pessoas respondiam ao chatbot como se falassem com uma pessoa, devido à humanização que deram ao chat, usando a foto e o nome de um de seus representantes.

Ele sinalizou também que o uso de condicionais foi ponto-chave na estratégia utilizada pela Lamp. Isso porque através de perguntas de qualificação foi possível entender quais leads faziam sentido para o negócio, quais não faziam e quais precisavam de um atendimento mais prioritário. Isso foi essencial para otimizar o tempo da equipe que sofria com leads totalmente desqualificados. Foi essencial também para trazer confiabilidade às métricas que passaram a considerar como conversões apenas os leads qualificados.

Além disso, em determinados fluxos, ao fim da conversa os leads já qualificados eram encaminhados para o WhatsApp da equipe comercial juntamente com as informações respondidas no chat, para um atendimento mais rápido.

Como Rodrigo aponta, esses fatores contribuíram para trazer resultados bastante positivos para a Log10.

Dessa forma, Rodrigo aponta que os principais ganhos foram o de tempo e de otimização de orçamento. Isso porque o investimento em mídia foi reduzido em 62,5% e além disso a empresa melhorou a qualidade de seus leads e otimizou tempo distribuindo leads de forma mais rápida e eficiente para a equipe de vendas.

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“Então, fica um processo muito mais assertivo e muito mais rápido dentro de casa. O que, no final das contas, se reflete em mais vendas, porque realmente o processo é bem mais rápido. Além disso, a gente conseguiu fazer muito mais, com muito menos investimento. E aí a gente consegue ter essas gorduras para pensar mais em alguma estratégia específica."

Rodrigo Mesquita

Consultor de Marketing, Lamp

Uma parceria de Sucesso

Com experiências pessoais de mais de 25 anos em agências de publicidade, a Lamp é uma agência de São Paulo/SP que foi fundada oficialmente há 8 anos e atua em diversos segmentos do Marketing digital, tendo clientes por várias cidades e estados do Brasil. A agência começou sua parceria com a Leadster em junho de 2021 e já é uma das nossas maiores parceiras, sendo uma das primeiras a alcançar o nível Leadvanced no nosso programa de parcerias.

E esse comprometimento em entregar resultados reais para seus clientes é algo muito nítido nessa parceria e no trabalho do Rodrigo, consultor de marketing na Lamp. E para isso Rodrigo nos conta que a Leadster faz sempre parte da sua estratégia com novos clientes.

“Eu gosto bastante, assim, gosto de tudo, da Leadster, para ser sincero. E a partir do momento que a gente finaliza o briefing de entrada do clienta e a gente senta para poder pensar na estratégia, como a gente sempre tem bons resultados, com utilização da Leadster em diversos nichos diferentes, a gente sempre considera a utilização da ferramenta."

Rodrigo Mesquita

Consultor de Marketing, Lamp

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