ESTUDO DE CASO

O segredo da Agência SEO que aumentou em 287% a conversão da Recursos para Multas

Com David Pinheiro, Consultor de Marketing na Sua Empresa Online

287%

Aumento em Conversão

30%

Aumento em Vendas

16.878

Leads Qualificados com a Leadster

Segmento

Jurídico

Tamanho

PMEs

Foco

Qualificação de Leads

Funcionalidade preferida

Condicionais por Fluxo

Em 2020 a Recurso para Multas procurava por uma agência de marketing digital para otimizar seus anúncios em mídia paga e aumentar seu resultado em vendas.

A empresa já contava com um certo número de leads vindos de anúncios e convertidos em formulários ou através do botão do WhatsApp, um processo ainda bastante manual e que exigia muito da equipe de atendimento.

Além disso, a empresa teve que lidar com algo para o qual nem ela nem nenhuma outra empresa estava preparada: a pandemia da COVID-19.

Aqui um pouco do que vamos ver:

  1. Conheça a Recurso para Multas
  2. Qual era o cenário
  3. Como a Recurso para Multas conheceu a Leadster
  4. Como foi o processo de implementação
  5. Por Dentro da Estratégia
  6. Como criar um bot de geração de Leads

Conheça a Recurso para Multas

A Recurso para Multas é uma empresa da Recorra Já, especialista em recursos administrativos para autuações e infrações. Ela trabalha com recursos administrativos de suspensão e cassação da CNH, multas por excesso de velocidade, ultrapassagem e bafômetro. Como a empresa se relaciona a orgãos públicos, como o DETRAN, certas etapas dos serviços ainda não podem ser conduzidas de forma totalmente online.

5

anos de mercado

12000

clientes atendidos

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O cenário era muito ainda instável, e isso começou logo a refletir nos números da empresa e na questão de serviços que estão diretamente ligados ao Core Business do cliente acabaram ficando restritos ou suspensos. E aí começou impactar diretamente na captação de leads”.

David Pinheiro

Consultor de Marketing, Agência SEO

O cenário antes da Leadster

(Abr 2019 - Abr 2020)

7,59mil

Conversões

1,74%

Taxa de Conversão

R$3,46

Custo/Leads

Qual era o cenário?

A empresa já contava com um certo número de leads vindos de anúncios e convertidos em formulários ou através do botão do WhatsApp, mas o processo ainda era bastante manual. Os leads eram encaminhados a uma planilha na qual precisavam ser qualificados um a um. Resultado: um grande investimento de tempo em ligações extensas e pouco retorno.

Além disso, a pandemia pelo COVID 19 tornou esse cenário economicamente instável para o negócio, que, como tantos outros, viu seus principais serviços, ligados diretamente ao Core Business da empresa, serem restritos ou suspensos.

Além da baixa conversão em vendas, não parecia uma boa ideia continuar investindo em atrair visitantes que, por inúmeras limitações, não poderiam ser clientes da Recursos Para Multas. Parecia não haver saída. Ou pelo menos foi o que pensaram.

Blog: Como Aumentar a Taxa de Conversão de Vendas e Leads: 9 Dicas Práticas

“Mesmo sabendo que não era possível dar atendimento naquele momento porque determinado serviço estava restrito, como por exemplo, o cliente não poderia fazer a postagem do recurso da multa no Detran, a gente abordava e captava aquele lead para tirar suas dúvidas e garantir uma lista saudável de contatos para quando os serviços retornassem.”.

David Pinheiro

Consultor de Marketing, Agência SEO

Como a Recurso para Multas Conheceu a Leadster

Ao passo que muitas empresas se digitalizaram e outras reduziram o investimento em campanhas, David (Consultor na Agência SEO) explicou ao cliente que era importante manter o orçamento e focar em otimizar as conversões dos novos leads que eram gerados.

Isso significava que era preciso distribuir corretamente para a equipe de atendimento - que agora estava reduzida - apenas os leads que precisavam do contato naquele momento, mas isso sem deixar de atender e captar outros interessados.

Como disse David, “Tempo perdido é dinheiro perdido”. Assim, ele identificou a necessidade de facilitar o processo de vendas e marketing para que o cliente pudesse pensar estrategicamente em sua empresa.

Além de usar sua experiência para sugerir a automação e integração dos processos, ele buscou uma forma de resolver o problema dos leads desqualificados que estavam recebendo. Nessa busca por uma ferramenta que atendesse tais necessidades, ele encontrou a Leadster e decidiu testar.

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“E aí iniciei a jornada de pesquisa e rapidamente me deparei com a Neurologic, hoje Leadster, e falei "ah, vou testar!". E rapidamente eu vi diferença. Falei "nossa, mas já converteu tanto assim!?".

David Pinheiro

Consultor de Marketing, Agência SEO

Como foi o processo de implementação

De acordo com David, o processo de implementação foi bastante simples, “feito em minutos”, sendo que em poucos passos já conseguiu adicionar a Leadster ao site do cliente.

Depois de implementada, David adicionou fluxos com chamadas personalizadas em cada uma das páginas do site.

“Responder no formato de uma conversa é muito mais dinâmico e sutil do que escrever friamente para um formulário. O visitante inicia a conversa e responde às minhas perguntas, enquanto eu capto e qualifico esse lead para enviar ao atendimento.

Do outro lado, o atendente já sabe o perfil e interesse daquele cliente e consegue preparar melhor a sua abordagem. Tudo fica mais otimizado".

David Pinheiro

Consultor de Marketing, Agência SEO

O cenário depois da Leadster

287%

Aumento na Conversão

recurso para multas
30%

Aumento em Vendas

recurso para multas
35%

Redução de Custo por Lead

de R$3,46 para R$2,24

recurso para multas

Porcentagem de Leads por Ferramenta

Leadster

60%

Whatsapp

30%

Formulário

7%

Telefone

3%

Por Dentro da Estratégia

Então, para gerar um volume maior de leads e ter leads mais qualificados, David usou a seguinte estratégia: configurou 5 fluxos, personalizados de acordo com o interesse de diferentes tipos de visitantes do site.

Por exemplo, se a necessidade do visitante é recorrer a uma multa de ultrapassagem, essa é a mensagem visualizada pelo visitante ao chegar em uma página sobre tal assunto:

Já na página inicial, a chamada utiliza um gatilho mental da confiança, afirmando que a situação será avaliada gratuitamente em 5 minutos e, a partir de uma conversa mais abrangente, é possível entender a necessidade de cada lead.

Enquanto esses novos leads qualificados continuavam chegando, David orientou o cliente a aprimorar as abordagens e integrou outras ferramentas também importantes, dando mais corpo à automação. “A Leadster foi fundamental para o andamento desse projeto.”, segundo ele.

Passado o ápice do período de pandemia e com o afrouxamento das restrições, as taxas de conversão aumentaram cada vez mais e a operação da empresa se tornou ainda mais eficiente. O lead quente passou a não ficar, desnecessariamente, em uma longa fila de espera, enquanto o lead frio deixou de atrapalhar a equipe de atendimento e passou a ser abordado no momento certo.

Assim, o retorno sobre o investimento (ROI) continuou crescendo, já que também foi possível sentir tal impacto nos anúncios de mídia paga.

“David, como a gente fica viciado nisso!” disse o cliente, sobre receber os e-mails de novos leads e analisar os parâmetros de URL utilizados para entender o que aquele visitante estava buscando quando encontrou a Recursos Para Multas.

Os resultados continuam crescendo, mas o trabalho não acabou por aqui. David enxerga novas possibilidades de qualificação de leads e otimização das campanhas.

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“Acho que o maior ganho, além do aumento da taxa de conversão, é o ganho de tempo."

David Pinheiro

Consultor de Marketing, Agência SEO

Uma parceria de Sucesso

A Agência SEO (Sua Empresa Online), do consultor de Marketing David, presta serviços de gestão de tráfego pago em Google Ads e Consultoria em SEO, oferecendo pacotes full service para gerar resultados reais para os clientes. Desde a adoção e implementação de automação, desenvolvimento de sites otimizados e acompanhamento dos resultados.

“A Leadster foi fundamental para o andamento desse projeto.E tão fundamental que eu passei a adotar a Leadster em outros cases também.E hoje, dentro da minha agência, ela é parte estratégica. É um pilar estratégico de toda a gestão de tráfego que eu faço."

David Pinheiro

Consultor de Marketing, Agência SEO

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Configure sua conta de acordo com seu objetivo e segmento. Além disso, você pode personalizar seu assistente como quiser.

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